50 anos do 25 de abril

Designação da atividade 50 anos do 25 de abril
EscolaEscola Básica e Secundária (3ºC e Sec)
Escola Básica e Secundária (1ºC e 2ºC)
Escola Básica da Batalha - Centro Escolar
TipologiaAtividade Cultural
Data de início18-04-2024
Data de término3-06-2024
Outras EstruturasBiblioteca
DinamizadoresProfessoras Bibliotecárias e equipa da biblioteca
Público-AlvoPré-escolar / 1º Ano / 2º Ano / 3º Ano / 4º Ano / 5º A / 5º B / 5º C / 5º D / 5º E / 6º A / 6º B / 6º C / 6º D / 6º E / 6º F / 6º G / 6º H / 7º A / 7º B / 7º C / 7º D / 7º E / 7º F / 7º G / 7º H / 8º A / 8º B / 8º C / 8º D / 8º E / 8º F / 8º G / 8.º H / 8.º I / 9º A / 9º B / 9º C / 9º D / 9º E / 9º F / 10º A / 10º B / 10º C / 10º D / 10º E / 10º F / 11º A / 11º B / 11º C / 11º D / 11º E / 11º F / 11º G / 12º A / 12º B / 12º C / 12º D / 12º E / 12º F / Professores / Centro Qualifica / PND
Breve Descrição- “A censura em Portugal” / Livros proibidos e censurados em Portugal – Estado Novo/ Livros alvo de censura no mundo – séc. XX-XXI (exposição)
- "Revolução dos cravos" - exposição temática
- “50 anos do 25 de abril” – exposição de treze painéis disponibilizados às escolas pela SPRC/FENPROF (de 26 de maio a 3 de junho)
- Audição de letras e músicas da época;
- Audição de podcasts sobre o tema;
- Visionamento de pequenos filmes;
- Criação de poemas e outros textos sobre o tema pelos alunos;
- Reflexão e debate em torno de um conjunto de questões que conduzam os alunos à reflexão/ ação sobre o exercício da liberdade (em turma, entre turmas ou na BE);
- "Calendário da Liberdade" (atividades Leya Educação);
-"Leituras livres e em liberdade" (animações de leitura de obras temáticas);
- Partilha nas redes sociais das bibliotecas escolares do trabalho que vai sendo realizado.
Articulação com o Projeto EducativoObjetivo 1
Promover o sucesso de todos os alunos, prevenir o abandono escolar e desenvolver a qualidade das aprendizagens, numa perspetiva de escola inclusiva.
Objetivo 2
Desenvolver metodologias transversais que permitam integrar a diversidade de saberes.
Objetivo 3
Consolidar práticas de articulação curricular que garantam a sequencialidade das aprendizagens.
Objetivo 4
Aprofundar as relações entre a escola e a comunidade.
Objetivo 5
Fomentar uma cultura de avaliação permanente.
Objetivo 6
Consolidar uma cultura de escola em que todos os intervenientes se sintam envolvidos, estimulando parcerias e o desenvolvimento de projetos nacionais e internacionais.
Objetivo 7
Formar cidadãos autónomos, solidários, sensíveis, responsáveis e interventivos que respeitem a diversidade humana e cultural.
Objetivo 8
Promover a adoção de hábitos de vida saudáveis e o desenvolvimento de uma consciência de sustentabilidade.
Objetivo 9
Assegurar as melhores condições de estudo e de trabalho e de desenvolvimento pessoal e profissional.
Objetivos- Conduzir à compreensão do impacto do 25 de abril a nível local e nacional;
- Promover o exercício de uma cidadania democrática e reflexiva;
- Estimular o desenvolvimento da criação estética e cultural;
- Consciencializar os jovens acerca do significado da Revolução de 25 de Abril de 1974 e da sua importância na história contemporânea do país e do mundo;
- Formar para os valores e para a participação cívica e social da comunidade estudantil, problematizando os conhecimentos adquiridos e a realidade vivida;
- Estimular atitudes e comportamentos de respeito pelo outro, de responsabilidade, de participação, de cidadania e de promoção da solidariedade.
- Valorizar o património histórico-cultural.