Jogos com muito ADN, no AEB
Designação da atividade | Jogos com muito ADN, no AEB |
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Escola | Escola Básica e Secundária (3ºC e Sec) |
Tipologia | Atividade Cultural |
Data de início | 17-05-2024 |
Data de término | 17-05-2024 |
Departamentos | 1.º Ciclo do Ensino Básico Expressões Matemática |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 110 - 1.º ciclo do ensino básico Educação Visual Matemática |
Outras Estruturas | Clube de Matemática - Matlândia |
Dinamizadores | Conceição Santos; Elisabete Carvalho; Susana Sousa |
Público-Alvo | 3º Ano / 4º Ano |
Breve Descrição | Esta atividade destina-se a todos os alunos do 3º e 4º anos, do AEB, e seus Pais /Encarregados de Educação. Durante a mesma, os intervenientes poderão vivenciar e usufruir de diferentes espaços: diversos jogos de tabuleiro, atividades interativas, usando a plataforma SIMA, programação de robots e uma exposição de trabalhos com retratos de matemáticos ilustres, realizados a grafite, pelos alunos do sétimo ano, turmas C, D, E, F, G e H, elaborados no âmbito de um Domínio de Autonomia Curricular entre as disciplinas de Educação Visual e Matemática. O registo do evento ficará a cargo dos alunos do Curso Técnico de Serviço Digital e serão convidados outros alunos do Ensino Secundário para auxiliarem os professores no desenvolvimento da atividade. A Associação de Pais do Agrupamento será convidada a estar presente. |
Articulação com o Projeto Educativo | Objetivo 1 Promover o sucesso de todos os alunos, prevenir o abandono escolar e desenvolver a qualidade das aprendizagens, numa perspetiva de escola inclusiva. Objetivo 3 Consolidar práticas de articulação curricular que garantam a sequencialidade das aprendizagens. Objetivo 4 Aprofundar as relações entre a escola e a comunidade. Objetivo 6 Consolidar uma cultura de escola em que todos os intervenientes se sintam envolvidos, estimulando parcerias e o desenvolvimento de projetos nacionais e internacionais. Objetivo 7 Formar cidadãos autónomos, solidários, sensíveis, responsáveis e interventivos que respeitem a diversidade humana e cultural. |
Objetivos | Dar a conhecer a Matemática de uma forma lúdica; Desenvolver o gosto pela Matemática; Desenvolver a capacidade de comunicação e cooperação; Exercitar e desenvolver o raciocínio e o pensamento científico; Desenvolver a capacidade de resolver problemas; Estimular a utilização de jogos matemáticos como meio de comunicação matemática, por alunos e professores; Promover a interdisciplinaridade; Desenvolver a autoconfiança; Fomentar laços familiares. |