Jogos com muito ADN, no AEB

Designação da atividadeJogos com muito ADN, no AEB
EscolaEscola Básica e Secundária (3ºC e Sec)
TipologiaAtividade Cultural
Data de início17-05-2024
Data de término17-05-2024
Departamentos1.º Ciclo do Ensino Básico
Expressões
Matemática
Grupos de Recrutamento/Disciplinas110 - 1.º ciclo do ensino básico
Educação Visual
Matemática
Outras EstruturasClube de Matemática - Matlândia
DinamizadoresConceição Santos; Elisabete Carvalho; Susana Sousa
Público-Alvo3º Ano / 4º Ano
Breve DescriçãoEsta atividade destina-se a todos os alunos do 3º e 4º anos, do AEB, e seus Pais /Encarregados de Educação. Durante a mesma, os intervenientes poderão vivenciar e usufruir de diferentes espaços: diversos jogos de tabuleiro, atividades interativas, usando a plataforma SIMA, programação de robots e uma exposição de trabalhos com retratos de matemáticos ilustres, realizados a grafite, pelos alunos do sétimo ano, turmas C, D, E, F, G e H, elaborados no âmbito de um Domínio de Autonomia Curricular entre as disciplinas de Educação Visual e Matemática. O registo do evento ficará a cargo dos alunos do Curso Técnico de Serviço Digital e serão convidados outros alunos do Ensino Secundário para auxiliarem os professores no desenvolvimento da atividade.
A Associação de Pais do Agrupamento será convidada a estar presente.
Articulação com o Projeto EducativoObjetivo 1
Promover o sucesso de todos os alunos, prevenir o abandono escolar e desenvolver a qualidade das aprendizagens, numa perspetiva de escola inclusiva.
Objetivo 3
Consolidar práticas de articulação curricular que garantam a sequencialidade das aprendizagens.
Objetivo 4
Aprofundar as relações entre a escola e a comunidade.
Objetivo 6
Consolidar uma cultura de escola em que todos os intervenientes se sintam envolvidos, estimulando parcerias e o desenvolvimento de projetos nacionais e internacionais.
Objetivo 7
Formar cidadãos autónomos, solidários, sensíveis, responsáveis e interventivos que respeitem a diversidade humana e cultural.
ObjetivosDar a conhecer a Matemática de uma forma lúdica;
Desenvolver o gosto pela Matemática;
Desenvolver a capacidade de comunicação e cooperação;
Exercitar e desenvolver o raciocínio e o pensamento científico;
Desenvolver a capacidade de resolver problemas;
Estimular a utilização de jogos matemáticos como meio de comunicação matemática, por alunos e professores;
Promover a interdisciplinaridade;
Desenvolver a autoconfiança;
Fomentar laços familiares.