Saídas ao meio - Jardim de Infância Casais dos Ledos
Designação da atividade | Saídas ao meio - Jardim de Infância Casais dos Ledos |
---|---|
Escola | Jardim Casais dos Ledos |
Tipologia | Saída de Campo |
Data de início | 19-02-2024 |
Data de término | 30-06-2024 |
Departamentos | Educação Pré-Escolar |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 100 - Educação Pré-Escolar |
Dinamizadores | Educadora e Assistente Operacional |
Público-Alvo | Pré-escolar |
Breve Descrição | Na sequência do Projeto de Departamento "À Descoberta dos Tesouros da Nossa Terra" as saídas sugeridas preveem o conhecimento da comunidade envolvente ao Jardim de Infância. Em relação à realização das atividades de educação física fora do espaço escolar, pretende-se dar às crianças esta possibilidade, variando assim estratégias na ação pedagógica. |
Articulação com o Projeto Educativo | Objetivo 1 Promover o sucesso de todos os alunos, prevenir o abandono escolar e desenvolver a qualidade das aprendizagens, numa perspetiva de escola inclusiva. Objetivo 2 Desenvolver metodologias transversais que permitam integrar a diversidade de saberes. Objetivo 3 Consolidar práticas de articulação curricular que garantam a sequencialidade das aprendizagens. Objetivo 4 Aprofundar as relações entre a escola e a comunidade. Objetivo 6 Consolidar uma cultura de escola em que todos os intervenientes se sintam envolvidos, estimulando parcerias e o desenvolvimento de projetos nacionais e internacionais. Objetivo 7 Formar cidadãos autónomos, solidários, sensíveis, responsáveis e interventivos que respeitem a diversidade humana e cultural. Objetivo 8 Promover a adoção de hábitos de vida saudáveis e o desenvolvimento de uma consciência de sustentabilidade. |
Objetivos | Descobrir os “tesouros” da localidade; Promover o intercâmbio com a comunidade; Promover o respeito pela natureza; Conhecer o meio envolvente; Observar a natureza; Recolher produtos e materiais da época; Descobrir as características inerentes a cada estação do ano; Compreender e cooperar em situações de jogo, seguindo orientações ou regras; Criar oportunidades de explorar livremente o espaço (exterior ou interior) e de desafiar as suas destrezas motoras; Promover o desenvolvimento motor; |