Cangurú Matemático

Designação da atividadeCangurú Matemático
EscolaEscola Básica e Secundária (3ºC e Sec)
Escola Básica e Secundária (1ºC e 2ºC)
Faniqueira
TipologiaOutras
Data de início21-03-2024
Data de término16-04-2024
Departamentos1.º Ciclo do Ensino Básico
Matemática
Grupos de Recrutamento/Disciplinas110 - 1.º ciclo do ensino básico
Matemática
Outras EstruturasClube de Matemática - Matlândia
DinamizadoresSónia Assoreira
Público-Alvo3º Ano / 4º Ano / 5º A / 5º B / 5º C / 5º D / 5º E / 6º A / 6º B / 6º C / 6º D / 6º E / 6º F / 6º G / 6º H / 7º A / 7º B / 7º C / 7º D / 7º E / 7º F / 7º G / 7º H / 8º A / 8º B / 8º C / 8º D / 8º E / 8º F / 8º G / 8.º H / 8.º I / 9º A / 9º B / 9º C / 9º D / 9º E / 9º F
Breve DescriçãoA Associação Canguru sem Fronteiras é uma associação de carácter internacional com o objectivo de promover a divulgação da matemática elementar e é responsável pela organização anual do Concurso CANGURU·MATEMÁTICO em todos os países participantes. Este concurso pretende estimular e motivar o maior número possível de alunos para a matemática e é um complemento a outras actividades, tais como olimpíadas. Em Portugal, a organização deste concurso está a cargo do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, com o apoio da Sociedade Portuguesa de Matemática.

O Concurso é para TODOS os alunos! Não existe selecção prévia.
Articulação com o Projeto EducativoObjetivo 1
Promover o sucesso de todos os alunos, prevenir o abandono escolar e desenvolver a qualidade das aprendizagens, numa perspetiva de escola inclusiva.
Objetivo 2
Desenvolver metodologias transversais que permitam integrar a diversidade de saberes.
Objetivo 6
Consolidar uma cultura de escola em que todos os intervenientes se sintam envolvidos, estimulando parcerias e o desenvolvimento de projetos nacionais e internacionais.
Objetivos- Estimular o gosto e o estudo pela Matemática.
- Tentar que os alunos se divirtam a resolver questões matemáticas e percebam que conseguir resolver os problemas propostos é uma conquista pessoal muito recompensadora.
- Permitir que os alunos descubram o lado lúdico da disciplina.