Cangurú Matemático
Designação da atividade | Cangurú Matemático |
---|---|
Escola | Escola Básica e Secundária (3ºC e Sec) Escola Básica e Secundária (1ºC e 2ºC) Faniqueira |
Tipologia | Outras |
Data de início | 21-03-2024 |
Data de término | 16-04-2024 |
Departamentos | 1.º Ciclo do Ensino Básico Matemática |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 110 - 1.º ciclo do ensino básico Matemática |
Outras Estruturas | Clube de Matemática - Matlândia |
Dinamizadores | Sónia Assoreira |
Público-Alvo | 3º Ano / 4º Ano / 5º A / 5º B / 5º C / 5º D / 5º E / 6º A / 6º B / 6º C / 6º D / 6º E / 6º F / 6º G / 6º H / 7º A / 7º B / 7º C / 7º D / 7º E / 7º F / 7º G / 7º H / 8º A / 8º B / 8º C / 8º D / 8º E / 8º F / 8º G / 8.º H / 8.º I / 9º A / 9º B / 9º C / 9º D / 9º E / 9º F |
Breve Descrição | A Associação Canguru sem Fronteiras é uma associação de carácter internacional com o objectivo de promover a divulgação da matemática elementar e é responsável pela organização anual do Concurso CANGURU·MATEMÁTICO em todos os países participantes. Este concurso pretende estimular e motivar o maior número possível de alunos para a matemática e é um complemento a outras actividades, tais como olimpíadas. Em Portugal, a organização deste concurso está a cargo do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, com o apoio da Sociedade Portuguesa de Matemática. O Concurso é para TODOS os alunos! Não existe selecção prévia. |
Articulação com o Projeto Educativo | Objetivo 1 Promover o sucesso de todos os alunos, prevenir o abandono escolar e desenvolver a qualidade das aprendizagens, numa perspetiva de escola inclusiva. Objetivo 2 Desenvolver metodologias transversais que permitam integrar a diversidade de saberes. Objetivo 6 Consolidar uma cultura de escola em que todos os intervenientes se sintam envolvidos, estimulando parcerias e o desenvolvimento de projetos nacionais e internacionais. |
Objetivos | - Estimular o gosto e o estudo pela Matemática. - Tentar que os alunos se divirtam a resolver questões matemáticas e percebam que conseguir resolver os problemas propostos é uma conquista pessoal muito recompensadora. - Permitir que os alunos descubram o lado lúdico da disciplina. |