Multiatividades no Centro de Educação Ambiental " Quinta da Escola" (6º Ano)
Designação da atividade | Multiatividades no Centro de Educação Ambiental " Quinta da Escola" (6º Ano) |
---|---|
Escola | Escola Básica e Secundária (1ºC e 2ºC) |
Tipologia | Visitas de Estudo |
Data de início | 17-05-2024 |
Data de término | 17-05-2024 |
Departamentos | Ciências Sociais e Humanas Expressões |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 290 - Educação Moral e Religiosa Católica Educação Física |
Dinamizadores | Nuno Silva, Eduardo Gonçalves, Vitor Coelho e Marco Pereira |
Público-Alvo | 6º A / 6º B / 6º C / 6º D / 6º E / 6º F / 6º G / 6º H |
Breve Descrição | Partilha de experiências entre os alunos das diferentes turmas do 6º ano. Proporcionar a descoberta do outro, da sua dignidade como pessoa valorizando a solidariedade como aspeto de vivencias humanas. Estas práticas facilitarão o processo de aprendizagem e sensibilização para as questões ambientais e da alimentação sustentável. Esta visita enquadra-se na Unidade Letiva 1 "A Pessoa Humana"; e Unidade Letiva 3 "Partilha do Pão", da EMRC, na Área das Atividades Físicas e dos Conhecimentos da Educação Física. |
Articulação com o Projeto Educativo | Objetivo 3 Consolidar práticas de articulação curricular que garantam a sequencialidade das aprendizagens. Objetivo 5 Fomentar uma cultura de avaliação permanente. Objetivo 6 Consolidar uma cultura de escola em que todos os intervenientes se sintam envolvidos, estimulando parcerias e o desenvolvimento de projetos nacionais e internacionais. Objetivo 7 Formar cidadãos autónomos, solidários, sensíveis, responsáveis e interventivos que respeitem a diversidade humana e cultural. Objetivo 8 Promover a adoção de hábitos de vida saudáveis e o desenvolvimento de uma consciência de sustentabilidade. |
Objetivos | Educação Moral e Religiosa Católica 1. Distinguir as diferentes dimensões da pessoa: física, intelectual, moral, emocional, social e religiosa; 2. Assumir o valor da dignidade da vida em situações do quotidiano; 3. Descobrir que a partilha dos bens supõe a partilha de si; 4. Assumir a atitude do voluntariado e o valor da solidariedade. Educação Física 1. Realizar PERCURSOS (Orientação) elementares, utilizando técnicas de orientação e respeitando as regras de organização, participação e de preservação da qualidade do ambiente; 2. Coopera com os companheiros, de forma a contribuir para o êxito na realização de percursos de orientação, respeitando as regras estabelecidas de participação, de segurança e de preservação do equilíbrio ecológico. |