Currículo, literacias e aprendizagens

Designação da atividadeCurrículo, literacias e aprendizagens
EscolaEscola Básica e Secundária (3ºC e Sec)
Escola Básica e Secundária (1ºC e 2ºC)
Escola Básica da Batalha - Centro Escolar
TipologiaOutras
Data de início12-09-2023
Data de término15-07-2024
Outras EstruturasBiblioteca
DinamizadoresProfessoras Bibliotecárias e Equipa da BE
Público-AlvoPré-escolar / 1º Ano / 2º Ano / 3º Ano / 4º Ano / 5º A / 5º B / 5º C / 5º D / 5º E / 6º A / 6º B / 6º C / 6º D / 6º E / 6º F / 6º G / 6º H / 7º A / 7º B / 7º C / 7º D / 7º E / 7º F / 7º G / 7º H / 8º A / 8º B / 8º C / 8º D / 8º E / 8º F / 8º G / 8.º H / 8.º I / 9º A / 9º B / 9º C / 9º D / 9º E / 9º F / 10º A / 10º B / 10º C / 10º D / 10º E / 10º F / 11º A / 11º B / 11º C / 11º D / 11º E / 11º F / 11º G / 12º A / 12º B / 12º C / 12º D / 12º E / 12º F / Professores
Breve Descrição• Apoio a alunos e professores, no âmbito das diversas disciplinas e das áreas curriculares não disciplinares, quer na disponibilização e utilização dos recursos, quer na orientação pedagógica dos mesmos. (BE Esc. Bás. Bat.; BE Básica e Sec. da Batalha)
• Colaboração da BE com os docentes na concretização de atividades curriculares desenvolvidas no seu espaço ou tendo por base os recursos da mesma. (BE Esc. Bás. Bat; BE Básica e Sec. da Batalha)
• Orientação na realização dos trabalhos dos alunos e acompanhamento dos alunos, quer no âmbito do currículo dos alunos e das suas aprendizagens, quer na formação para as literacias, consentâneas com o Perfil do aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória e com as Aprendizagens Essenciais;. (BE Esc. Bás. Bat.; BE Básica e Sec. da Batalha)
• Articulação de atividades e projetos com os docentes dos apoios educativos e professores da Educação Especial. (BE Esc. Bás. Bat.; BE Básica e Sec. da Batalha)
• Integração da BE na ocupação plena dos tempos escolares: atividades de estudo, leitura, pesquisa orientada, uso das TIC, etc. (BE Básica e Sec. da Batalha)
• Produção e divulgação, em colaboração com os docentes, de guiões e outros materiais de apoio ao trabalho de exploração de recursos pelos alunos. (BE Esc. Bás. Bat.; BE Básica e Sec. da Batalha)
• Comemoração de efemérides curricularmente relevantes em parceria com os departamentos curriculares. (BE Esc. Bás. Bat.; BE 3CEB/Sec. da Batalha)
• Seleção de sites de apoio ao estudo e de ensino à distância de interesse para alunos/professores (BE Básica e Sec. da Batalha; BE Esc. Bás. Batalha)
• Divulgação e colaboração na operacionalização das atividades a promoverem pelos diferentes projetos. (BE Esc. Bás. Bat.; BE Básica e Sec. da Batalha)
• Baú Pedagógico/Maletas e Carrinhos com livros e dinamização de oficina da escrita “Cozinha de Ideias” e Animação da leitura em regime de Itinerância. (BE Básica e Sec. da Batalha)
• Preparação de materiais temáticos para apoio às aulas, (dossiês, catálogos, listagem de sites). (BE Esc. Bás. Bat.; BE Básica e Sec. da Batalha)
• Autor do Mês. (BE Básica e Sec. da Batalha)
• Livros do mês;
• "English Corner"
• Projeto de atividades lúdico-pedagógicas de apoio ao currículo (pré-escolar e 1º CEB). (BE Esc. Bás. Bat.; BE Básica e Sec. da Batalha)
• Organização, em colaboração com os docentes, de recursos (impressos e digitais) para tratamento de temas transversais ao currículo. (BE Esc. Bás. Bat.; BE Básica e Sec. da Batalha)
• Promoção de atividades lúdicas, articuladas com os conteúdos curriculares; (BE Esc. Bás. Bat.; BE Básica e Sec. da Batalha)
• Ações informais de formação, junto dos docentes, sobre as BE e/ou sobre o uso das TIC e dos recursos digitais . (BE Esc. Bás. Bat.; BE Básica e Sec. da Batalha)
• Conceção e dinamização de atividades de educação para e com os media. (BE Esc. Bás. Bat.; BE Básica e Sec. da Batalha)
• Participação no Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola, no sentido de promover a utilização das TIC no contexto das atividades curriculares. (BE Esc. Bás. Bat.; BE Básica e Sec. da Batalha)
• Apoio aos docentes no desenvolvimento de outros programas e projetos - PNL, Educação para a Saúde, Educação para a Cidadania, Formação em Ensino Experimental das Ciências, Desporto Escolar, CQEP, Domínio de Autonomia Curricular e outros. (BE Esc. Bás. Bat.; BE Básica e Sec. da Batalha).
• Apoio no desenvolvimento de programas de tutoria e/ou mentoria implementados no AEBatalha, sendo os alunos/grupos envolvidos sempre acompanhados pelo tutor/mentor. (BE Básica e Sec. da Batalha)
• Disponibilização de momentos formativos (presenciais e/ou à distância) para pequenos grupos, com vista ao desenvolvimento de um currículo digital mínimo que permita promover competências básicas para o uso de ferramentas e plataformas digitais (BE Bás.e Sec. da Batalha);
• Colaboração na criação/ gestão e implementação de programas de mentorias entre pares a serem desenvolvidos na Biblioteca e com a supervisão de alguém da equipa. (BE Básica e Sec. da Batalha)
•Organização/desenvolvimento de atividades (presenciais/à distância), no suporte às aprendizagens, no apoio ao currículo, no desenvolvimento da literacia digital, da informação e dos media, na formação de leitores críticos e na construção da cidadania. (BE Básica e Sec. da Batalha)
• Partilha, no Moodle do AEBatalha, na disciplina Biblioteca Escolar, no Blogue e no Facebook das BE, de recursos educativos digitais previamente pesquisados e selecionados por áreas disciplinares. (BE Esc. Bás. Bat.; BE Básica e Sec. da Batalha)
• Consolidação de um serviço de referência, ágil e capaz de responder à constante mudança, prestando apoio efetivo à comunidade educativa no acesso aos recursos físicos e digitais. (Bibliotecas do AEBatalha)
• Aperfeiçoamento de uma presença em linha estruturada, atualizada e sistemática, associada a uma prestação de serviços complementar à biblioteca física (BE Esc. Bás. Bat.; BE Básica e Sec. da Batalha)
•Organização/disponibilização de tutoriais para apoio aos alunos, no âmbito das TIC e das ferramentas digitais, através, por exemplo, da plataforma utilizada pela comunidade escolar Moodle. (BE Esc. Bás. Sec. da Batalha)
• SOS Biblioteca: guiões de atividades diversificadas, abrangendo diferentes temáticas (disciplinares e transdiciplinares) preparadas para desenvolver com alunos na BE ou em sala de aula, com vista à ocupação plena dos alunos. (BE Básica e Sec. da Batalha);
• Desenvolvimento de atividades culturais de leitura, teatro, música e de valorização do património local
Articulação com o Projeto EducativoObjetivo 1
Promover o sucesso de todos os alunos, prevenir o abandono escolar e desenvolver a qualidade das aprendizagens, numa perspetiva de escola inclusiva.
Objetivo 2
Desenvolver metodologias transversais que permitam integrar a diversidade de saberes.
Objetivo 3
Consolidar práticas de articulação curricular que garantam a sequencialidade das aprendizagens.
Objetivo 4
Aprofundar as relações entre a escola e a comunidade.
Objetivo 5
Fomentar uma cultura de avaliação permanente.
Objetivo 6
Consolidar uma cultura de escola em que todos os intervenientes se sintam envolvidos, estimulando parcerias e o desenvolvimento de projetos nacionais e internacionais.
Objetivo 7
Formar cidadãos autónomos, solidários, sensíveis, responsáveis e interventivos que respeitem a diversidade humana e cultural.
Objetivo 8
Promover a adoção de hábitos de vida saudáveis e o desenvolvimento de uma consciência de sustentabilidade.
Objetivo 9
Assegurar as melhores condições de estudo e de trabalho e de desenvolvimento pessoal e profissional.
Objetivos• Promover a articulação da BE com as estruturas pedagógicas/docentes.
• Produzir materiais de apoio ao currículo.
• Dinamizar atividades conjuntamente com os departamentos curriculares.
• Apresentar aos docentes sugestões de trabalho conjunto em torno do tratamento de diferentes unidades de ensino ou temas.
• Envolver as BE no cumprimento dos objetivos do PTE - apropriação do uso das TIC e inclusão nas práticas formativas e de ensino / aprendizagem.
• Reunir com as várias estruturas da escola: (Órgão de Gestão, Conselho Pedagógico, Departamentos Curriculares, Diretores de Turma), para apoiar as atividades curriculares desenvolvidas na BE ou tendo por base os seus recursos.
• Rentabilizar mais a utilização da BE pelos docentes no âmbito das atividades letivas, desenvolvidas em parceria com a BE ou de forma autónoma.
• Articular com os docentes no desenvolvimento de programas, projetos, clubes, etc.
• Colaborar no planeamento e realização de atividades desenvolvidas no contexto OPTE.
• Participar com os docentes em atividades de sala de aula.
• Produzir e difundir um conjunto diversificado de materiais de apoio para as diferentes atividades.
• Mobilizar a escola para a criação e aplicação de códigos de conduta, coerente e de aplicação generalizada.
• Fomentar o ensino em contexto das competências de informação.
• Produzir e divulgar, em colaboração com os docentes, guiões de pesquisa e outros materiais de apoio ao trabalho de exploração dos recursos pelos alunos.
• Promover encontros de reflexão entre os vários intervenientes no trabalho da BE.
• Apresentar aos docentes sugestões de trabalho conjunto em torno do tratamento de diferentes unidades de ensino ou temas.
• Promover a integração de novos docentes no trabalho da BE.
• Apoiar os planos de trabalho dos docentes de Educação Especial e de outros responsáveis por outros apoios educativos ou estratégias de recuperação de alunos.
• Reforçar a cooperação e o diálogo com todos os docentes.
• Promover a comunicação entre a BE e os docentes no sentido de facilitar a atualização e adequação dos recursos às necessidades.
• Apresentar aos docentes sugestões de atividades conjuntas.
• Colaborar com os docentes na concretização das atividades curriculares desenvolvidas no seu espaço ou tendo por base os seus recursos.
• Aumentar a participação da biblioteca na dinamização de atividades culturais na escola.
• Rentabilizar as iniciativas programadas, partilhando-as com outras escolas e bibliotecas.
• Dinamizar atividades livres, de carácter lúdico e cultural.
• Aperfeiçoar a presença em linha estruturada, atualizada e sistemática, associada a uma prestação de serviços complementar à biblioteca física.
• Desenvolver de atividades (presenciais/à distância).
• Colaborar na criação de programas de mentoria entre pares.
• Trabalhar colaborativamente em articulação com os docentes, implementando em equipa atividades que contribuam para as aprendizagens essenciais;