Projetos e parcerias

Designação da atividadeProjetos e parcerias
EscolaEscola Básica e Secundária (3ºC e Sec)
Escola Básica e Secundária (1ºC e 2ºC)
Escola Básica da Batalha - Centro Escolar
TipologiaOutras
Data de início12-09-2023
Data de término15-07-2024
Outras EstruturasBiblioteca
DinamizadoresProfessoras Bibliotecárias e Equipa da BE, Professores, alunos, parceiros envolvidos, BM, Município, Museu da Comunidade Concelhia da Batalha (MCCB), Mosteiro da Batalha, PNL, RBE, AJUDARIS, CFAE RCA ...
Público-AlvoPré-escolar / 1º Ano / 2º Ano / 3º Ano / 4º Ano / 5º A / 5º B / 5º C / 5º D / 5º E / 6º A / 6º B / 6º C / 6º D / 6º E / 6º F / 6º G / 6º H / 7º A / 7º B / 7º C / 7º D / 7º E / 7º F / 7º G / 7º H / 8º A / 8º B / 8º C / 8º D / 8º E / 8º F / 8º G / 8.º H / 8.º I / 9º A / 9º B / 9º C / 9º D / 9º E / 9º F / 10º A / 10º B / 10º C / 10º D / 10º E / 10º F / 11º A / 11º B / 11º C / 11º D / 11º E / 11º F / 11º G / 12º A / 12º B / 12º C / 12º D / 12º E / 12º F / Professores / Centro Qualifica / Enc. Educação / Comunidade
Breve Descrição• Apoio à aquisição e desenvolvimento de trabalho e estudo autónomos: atividades livres de leitura, pesquisa, estudo e execução de trabalhos escolares realizados pelos alunos fora do horário letivo e dos contextos formais de aprendizagem. (BE Esc. Bás. Bat.; BE Básica e Sec. da Batalha)
• Disponibilização de espaço, tempo e recursos para a iniciativa e intervenção livre dos alunos. (BE Esc. Bás. Bat.; BE Básica e Sec. da Batalha)
• Colaboração com os responsáveis pela realização de atividades de enriquecimento curricular sempre que estas tenham lugar no espaço da BE ou têm por base a utilização dos seus recursos. (BE Esc. Bás. Bat.; BE Básica e Sec. da Batalha)
• Envolvimento das BE em projetos da escola ou desenvolvidos em parceria, a nível local ou mais amplo. (BE Esc. Bás. Bat.; BE Básica e Sec. da Batalha)
• Desenvolvimento de atividades e projetos em comum com a BM e a outras BE do Agrupamento. (BE Esc. Bás. Bat.; BE Básica e Sec. da Batalha)
• Participação das Professoras Bibliotecárias em reuniões de trabalho concelhias ou interconcelhias promovidas pela BM/SABE, ou outro parceiro. (BE Esc. Bás. Bat.; BE Básica e Sec. da Batalha)
• Planificação de trabalho conjunto com a Biblioteca Itinerante da Autarquia (Bibliomóvel). (BE Esc. Bás. Bat.; BE Esc.Bás.Sec. Bat.)
• Envolvimento das escolas e jardins de infância da periferia em atividades e projetos da BE. (BE Esc. Bás. Bat.; BE Básica e Sec. Da Batalha)
• Divulgação e apoio no desenvolvimento do Concurso Fio da Memória", destinado a todos os jovens do concelho, realizado em articulação com a BM e com os professores do AEBatalha. (BE Escola Básica e Sec. da Batalha)
• Desenvolvimento de várias atividades/projetos no âmbito do PNL (BE Esc. Bás. Bat.; BE Básica e Sec. da Batalha)
• Desenvolvimento de várias atividades promovidas pela RBE. (BE Esc. Bás. Batalha; BE Básica e Sec. da Batalha)
• Articulação dos planos anuais de atividade da BE e da BM, associando iniciativas da BE e rentabilizando as ações previstas de interesse comum. (BE Esc. Bás. Bat.; BE Básica e Sec. da Batalha)
• Apoio, no âmbito dos recursos e do espaço que dispõe, de atividades do Projeto Educativo. (BE Esc. Bás. Bat.; BE Básica e Sec. da Batalha)
• Realização de concursos/passatempos com editoras e outras instituições de interesse educativo/cultural. (BE Esc. Bás. Bat.; BE Básica e Sec. da Batalha)
• Cooperação com o CFAE - RCA no desenvolvimento/promoção de atividades (workshops, formação contínua) e de projetos inovadores, (BE Básica e Sec. da Batalha)
• Participação/Dinamização de atividades diversificadas no âmbito dos projetos PNL: "Escola a Ler"; "Leitura em Família" - "Leitura em Vai e Vem" e "Já Sei Ler", entre outros.(BE Esc. Bás. Bat.; BE Básica e Sec. da Batalha)
• Candidatura / adesão /dinamização de projetos promovidos pela RBE, PNL e /ou outros organismos. (BE Esc. Bás. Bat.; BE Básica e Sec. da Batalha)
• Dinamização de atividades culturais no âmbito da leitura, das literacias e de apoio ao desenvolvimento curricular, abertas à Comunidade. (BE Escola Básica e Sec. da Batalha)
• Projeto Oficina de Escrita Criativa – “Cozinha de Ideias…”. (BE Esc. Bás. Bat.; BE Básica e Sec. da Batalha)
• Projeto Clube de Leitura. (BE 3CEB/Sec. da Batalha)
• Projeto Color ADD – Utilização do sistema código de cores/ daltonismo. (BE Esc. Bás. Bat.; BE Básica e Sec. da Batalha)
• Participação no Projeto “ Histórias da AJUDARIS 2023/24. (BE Esc. Bás. Batalha; BE Básica e Sec. da Batalha)
• Plano de Promoção da Leitura do AEBatalha
• Projeto "Escola a Ler"/PNL
• Projeto "Miúdos a Votos"/Visão Júnior/RBE
• Projeto "Leitura em Família - Leitura em Vai e Vem (Pré-Escolar) e Já Sei Ler (1.ºCEB)
• Projeto "Todos Juntos Podemos Ler"/RBE
• Articulação de ações conjuntas a realizar ao longo do ano (Workshops/Palestras/Atividades de Campo e laboratoriais/…). (BE Básica e Sec. da Batalha)
•Apoio à dinamização de atividades no âmbito do Domínio de Autonomia Curricular ( DAC) . (BE Esc. Bás. Batalha; BE Básica e Sec. da Batalha)
•Apoio à dinamização de Projetos Etwinning a serem desenvolvidos no AEBatalha. (BE Esc. Bás. Batalha; BE Básica e Sec. da Batalha)
• Serviço de Itinerância/JI e EB do AEBatalha sem Biblioteca:" Carrinhos com Livros" ,"Maletas com Histórias" ; Animação de Leitura e Oficina de Escrita Criativa . (BE Básica e Sec. da Batalha)
• Dinamização e apoio a iniciativas de promoção da leitura em/com a família. (BE Esc. Bás. Batalha; BE Básica e Sec. da Batalha)
Articulação com o Projeto EducativoObjetivo 1
Promover o sucesso de todos os alunos, prevenir o abandono escolar e desenvolver a qualidade das aprendizagens, numa perspetiva de escola inclusiva.
Objetivo 2
Desenvolver metodologias transversais que permitam integrar a diversidade de saberes.
Objetivo 3
Consolidar práticas de articulação curricular que garantam a sequencialidade das aprendizagens.
Objetivo 4
Aprofundar as relações entre a escola e a comunidade.
Objetivo 5
Fomentar uma cultura de avaliação permanente.
Objetivo 6
Consolidar uma cultura de escola em que todos os intervenientes se sintam envolvidos, estimulando parcerias e o desenvolvimento de projetos nacionais e internacionais.
Objetivo 7
Formar cidadãos autónomos, solidários, sensíveis, responsáveis e interventivos que respeitem a diversidade humana e cultural.
Objetivo 8
Promover a adoção de hábitos de vida saudáveis e o desenvolvimento de uma consciência de sustentabilidade.
Objetivo 9
Assegurar as melhores condições de estudo e de trabalho e de desenvolvimento pessoal e profissional.
Objetivos• Reforçar as ações de parceria já estabelecidas e estabelecer outras ações com novos organismos e instituições; articulando iniciativas e trabalho com o CRID, Escola de referência para ensino bilingue de alunos surdos, Associação de Pais, Centro de Formação RCA, Ajudaris, Casa do Mimo, …
•Colaborar com a autarquia.
• Articular o Plano Anual de atividades da BE e da BM, de modo a tirar maior partido das iniciativas das bibliotecas e rentabilizar as ações previstas de interesse comum.
• Melhorar a oferta de espaços, tempos e oportunidades para o desenvolvimento de atividades de leitura, investigação e estudo com alunos ou grupos.
• Aumentar a participação da BE na dinamização de atividades culturais e de abertura à comunidade.
• Solicitar à BM o empréstimo de documentos, tendo em conta as necessidades de grupos específicos.
• Dinamizar um amplo conjunto de atividades livres, de carácter lúdico e cultural, que correspondam aos interesses e necessidades dos utilizadores.
• Promover a participação das BE em projetos e parcerias.
• Continuar a intrevir na comunidade educativa, através da conceção/dinamização de projetos relevantes de sua iniciativa.
•Reforçar a parceria com programas promotores da leitura autónoma e recreativa, designadamente o Plano Nacional de Leitura, intensificando a divulgação de programas /projetos bem como o número de participações
• Organizar encontros e seminários para comunicação e partilha de experiências.
• Articular os planos anuais de atividade da BE e da BM, associando iniciativas da BE e rentabilizando as ações previstas de interesse comum.
• Promover concursos/ passatempos com editoras e outras instituições de interesse educativo/cultural
• Incrementar parcerias com a BM, RBE, PNL e/ou outros Agrupamentos de Escolas,...
• Renovar parcerias com outras organizações, duas instituição de ensino superior, tirando partido das oportunidades de intervenção nos domínios cultural e/ou formativo e de rentabilização/partilha de recursos.
• Participar no trabalho colaborativo no âmbito do GTC-SABE.
• Fomentar parcerias com a Comunidade, Biblioteca Municipal, para a realização de ações da inicitiva da BE, da escola, de clubes e de projetos, Festa da Leitura/ConCurso Concelhio de Leitura (CCL)
• Promover projetos de trabalho em colaboração com os pais e Encarregados de Educação.