Equipa multidisciplinar da Comissão de Conflitos

Designação da atividadeEquipa multidisciplinar da Comissão de Conflitos
EscolaEscola Básica e Secundária (3ºC e Sec)
Escola Básica e Secundária (1ºC e 2ºC)
Escola Básica da Batalha - Centro Escolar
Casais dos Ledos
Faniqueira
Golpilheira
Quinta do Sobrado
Rebolaria
Centro Escolar de S.Mamede
Brancas
Jardim Batalha (CE)
Jardim Casais dos Ledos
Jardim Faniqueira
Jardim Golpilheira
Jardim Quinta do Sobrado
Jardim S. Mamede (CE)
Jardim Torre
Jardim Rebolaria
Centro Escolar do Reguengo do Fétal
TipologiaOutras
Data de início1-09-2023
Data de término30-07-2024
Outras EstruturasS.Psicologia e Orientação
DinamizadoresPsicólogos
Público-AlvoPré-escolar / 1º Ano / 2º Ano / 3º Ano / 4º Ano / 5º A / 5º B / 5º C / 5º D / 5º E / 6º A / 6º B / 6º C / 6º D / 6º E / 6º F / 6º G / 6º H / 7º A / 7º B / 7º C / 7º D / 7º E / 7º F / 7º G / 7º H / 8º A / 8º B / 8º C / 8º D / 8º E / 8º F / 8º G / 8.º H / 8.º I / 9º A / 9º B / 9º C / 9º D / 9º E / 9º F / 10º A / 10º B / 10º C / 10º D / 10º E / 10º F / 11º A / 11º B / 11º C / 11º D / 11º E / 11º F / 11º G / 12º A / 12º B / 12º C / 12º D / 12º E / 12º F / Professores / Enc. Educação
Breve DescriçãoA comissão de conflitos tem como objetivos prevenir a conflitualidade, indisciplina e violência escolar; promover o interesse da comunidade educativa, principalmente dos alunos, pelas questões da resolução de conflitos, da justiça, da paz, e encorajar uma convivência cidadã, contribuindo para potenciar na escola uma melhor cultura e clima social.
A equipa recorre às estratégias da mediação e gestão de conflitos, com o intuito de tornar os alunos capazes de lidar com as várias situações de uma forma diferente daquelas a que muitas vezes estão habituados. A comissão de conflitos tem ainda como objetivo solucionar problemáticas como o insucesso, abandono, absentismo e violência escolar, proporcionando aos alunos um ambiente humanizado e que os ajude na sua integração social.
Articulação com o Projeto EducativoObjetivo 1
Promover o sucesso de todos os alunos, prevenir o abandono escolar e desenvolver a qualidade das aprendizagens, numa perspetiva de escola inclusiva.
Objetivo 4
Aprofundar as relações entre a escola e a comunidade.
Objetivo 7
Formar cidadãos autónomos, solidários, sensíveis, responsáveis e interventivos que respeitem a diversidade humana e cultural.
Objetivo 8
Promover a adoção de hábitos de vida saudáveis e o desenvolvimento de uma consciência de sustentabilidade.
Objetivo 9
Assegurar as melhores condições de estudo e de trabalho e de desenvolvimento pessoal e profissional.
ObjetivosGerais: promover uma comunicação mais aberta e melhorar relacionamentos; criar um ambiente mais produtivo para o ensino; prevenir a incivilidade, a agressividade e a violência; reduzir os processos disciplinares; promover a cultura relacional da escola.

Específicos: desenvolver uma nova abordagem ao conflito; propiciar uma mudança de postura frente às controvérsias; encorajar os alunos a resolver os seus próprios conflitos; incentivar a usar de forma confiante as capacidades relacionais; promover o interesse dos alunos pelas questões do respeito pela diversidade, da paz e da não violência.