Dia Mundial da Alimentação

Designação da atividadeDia Mundial da Alimentação
EscolaEscola Básica da Batalha - Centro Escolar
Jardim Batalha (CE)
TipologiaOutras
Data de início16-10-2023
Data de término18-10-2023
Departamentos1.º Ciclo do Ensino Básico
Educação Pré-Escolar
Grupos de Recrutamento/Disciplinas100 - Educação Pré-Escolar
110 - 1.º ciclo do ensino básico
DinamizadoresEducadoras e Professoras titulares de grupo
Público-AlvoPré-escolar / 1º Ano / 2º Ano / 3º Ano
Breve DescriçãoO Dia Mundial da Alimentação é comemorado no 16 de outubro e foi criado com o intuito de desenvolver uma reflexão a respeito do quadro atual da alimentação. Com esta atividade de articulação, pretende-se sensibilizar as crianças para a importância do acesso regular a uma alimentação adequada, por todos; para a necessidade de praticar uma alimentação saudável, de qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente.
Em cada sala será confecionada salada de fruta, que posteriormente será partilhada e degustada num lanche convívio no dia 16. Será solicitada a colaboração das famílias participando com as frutas.
Em cada sala será explorado o tema de acordo com a realidade de cada grupo/turma.
Articulação com o Projeto EducativoObjetivo 1
Promover o sucesso de todos os alunos, prevenir o abandono escolar e desenvolver a qualidade das aprendizagens, numa perspetiva de escola inclusiva.
Objetivo 3
Consolidar práticas de articulação curricular que garantam a sequencialidade das aprendizagens.
Objetivo 4
Aprofundar as relações entre a escola e a comunidade.
Objetivo 8
Promover a adoção de hábitos de vida saudáveis e o desenvolvimento de uma consciência de sustentabilidade.
Objetivos- Contribuir para a educação para a saúde.
- Aplicar de forma prática conceitos presentes nos currículos das várias disciplinas, como roda ou pirâmide dos alimentos e valor nutricional dos mesmos, ou a “pegada” dos alimentos que chegam ao nossos pratos, entre outros.
- Refletir sobre a alimentação com base em modelos de sustentabilidade ambiental, tendo em conta a origem dos produtos, modo de produção dos mesmos e a sua sazonalidade.
- Valorizar uma abordagem centrada na inclusão e na participação ativa dos alunos, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e social, bem como para a sua educação alimentar e conhecimento prático de confeção de alimentos.