Dia Mundial da Alimentação
Designação da atividade | Dia Mundial da Alimentação |
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Escola | Escola Básica da Batalha - Centro Escolar Jardim Batalha (CE) |
Tipologia | Outras |
Data de início | 16-10-2023 |
Data de término | 18-10-2023 |
Departamentos | 1.º Ciclo do Ensino Básico Educação Pré-Escolar |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 100 - Educação Pré-Escolar 110 - 1.º ciclo do ensino básico |
Dinamizadores | Educadoras e Professoras titulares de grupo |
Público-Alvo | Pré-escolar / 1º Ano / 2º Ano / 3º Ano |
Breve Descrição | O Dia Mundial da Alimentação é comemorado no 16 de outubro e foi criado com o intuito de desenvolver uma reflexão a respeito do quadro atual da alimentação. Com esta atividade de articulação, pretende-se sensibilizar as crianças para a importância do acesso regular a uma alimentação adequada, por todos; para a necessidade de praticar uma alimentação saudável, de qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente. Em cada sala será confecionada salada de fruta, que posteriormente será partilhada e degustada num lanche convívio no dia 16. Será solicitada a colaboração das famílias participando com as frutas. Em cada sala será explorado o tema de acordo com a realidade de cada grupo/turma. |
Articulação com o Projeto Educativo | Objetivo 1 Promover o sucesso de todos os alunos, prevenir o abandono escolar e desenvolver a qualidade das aprendizagens, numa perspetiva de escola inclusiva. Objetivo 3 Consolidar práticas de articulação curricular que garantam a sequencialidade das aprendizagens. Objetivo 4 Aprofundar as relações entre a escola e a comunidade. Objetivo 8 Promover a adoção de hábitos de vida saudáveis e o desenvolvimento de uma consciência de sustentabilidade. |
Objetivos | - Contribuir para a educação para a saúde. - Aplicar de forma prática conceitos presentes nos currículos das várias disciplinas, como roda ou pirâmide dos alimentos e valor nutricional dos mesmos, ou a “pegada” dos alimentos que chegam ao nossos pratos, entre outros. - Refletir sobre a alimentação com base em modelos de sustentabilidade ambiental, tendo em conta a origem dos produtos, modo de produção dos mesmos e a sua sazonalidade. - Valorizar uma abordagem centrada na inclusão e na participação ativa dos alunos, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e social, bem como para a sua educação alimentar e conhecimento prático de confeção de alimentos. |