Jornal Alfabeto | Oficina de Jornalismo
Designação da atividade | Jornal Alfabeto | Oficina de Jornalismo |
---|---|
Escola | Escola Básica e Secundária (3ºC e Sec) Escola Básica e Secundária (1ºC e 2ºC) Escola Básica da Batalha - Centro Escolar Casais dos Ledos Faniqueira Golpilheira Quinta do Sobrado Rebolaria Centro Escolar de S.Mamede Brancas Jardim Batalha (CE) Jardim Casais dos Ledos Jardim Faniqueira Jardim Golpilheira Jardim Quinta do Sobrado Jardim S. Mamede (CE) Jardim Torre Jardim Rebolaria Centro Escolar do Reguengo do Fétal |
Tipologia | Projetos |
Data de início | 6-10-2023 |
Data de término | 28-06-2024 |
Departamentos | Português |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | Português |
Outras Estruturas | Jornal Alfabeto |
Dinamizadores | Guida Roque, Fernanda Cardoso, Cristela Mariano, Paulo Reis |
Público-Alvo | Pré-escolar / 1º Ano / 2º Ano / 3º Ano / 4º Ano / 5º A / 5º B / 5º C / 5º D / 5º E / 6º A / 6º B / 6º C / 6º D / 6º E / 6º F / 6º G / 6º H / 7º A / 7º B / 7º C / 7º D / 7º E / 7º F / 7º G / 7º H / 8º A / 8º B / 8º C / 8º D / 8º E / 8º F / 8º G / 8.º H / 8.º I / 9º A / 9º B / 9º C / 9º D / 9º E / 9º F / 10º A / 10º B / 10º C / 10º D / 10º E / 10º F / 11º A / 11º B / 11º C / 11º D / 11º E / 11º F / 11º G / 12º A / 12º B / 12º C / 12º D / 12º E / 12º F / Professores / Centro Qualifica / Curso EFA / Enc. Educação / Comunidade / PND |
Breve Descrição | Com este projeto, pretende-se desenvolver a diversidade possível de atividades, recorrendo à Oficina de Jornalismo (constituída por alunos do ensino secundário e orientada por professores afetos ao projeto), bem como a outros recursos disponíveis: - redigir notícias, investigar temas de reportagem, entrevistar personalidades, divulgar ações da escola e da comunidade, fazer reportagens fotográficas, editar textos e tratar imagens; - selecionar e rever textos enviados pela comunidade educativa para inclusão no jornal escolar; - elaborar, paginar, publicar e distribuir o jornal por toda a comunidade educativa. Pretende-se, ainda, concretizar um trabalho cooperativo e multidisciplinar, através de ações dinamizadas pela Oficina de Jornalismo, convocando, para o efeito, a multiplicidade de competências e de aptidões, bem como as aprendizagens realizadas. Estão previstas publicações em encarte/suplemento no Jornal da Batalha ou em edição autónoma e em edição online a que se pode aceder em: http://www.alfabetoaeb.pt/. |
Articulação com o Projeto Educativo | Objetivo 1 Promover o sucesso de todos os alunos, prevenir o abandono escolar e desenvolver a qualidade das aprendizagens, numa perspetiva de escola inclusiva. Objetivo 2 Desenvolver metodologias transversais que permitam integrar a diversidade de saberes. Objetivo 4 Aprofundar as relações entre a escola e a comunidade. Objetivo 5 Fomentar uma cultura de avaliação permanente. Objetivo 7 Formar cidadãos autónomos, solidários, sensíveis, responsáveis e interventivos que respeitem a diversidade humana e cultural. Objetivo 8 Promover a adoção de hábitos de vida saudáveis e o desenvolvimento de uma consciência de sustentabilidade. |
Objetivos | 1. Aperfeiçoar a expressão individual dos alunos, através da indagação experimental e da exploração dos materiais linguísticos. 2. Treinar a competência comunicativa e estimular a capacidade linguística, a nível oral e escrito, de forma a aprofundar as potencialidades oferecidas pela língua portuguesa. 3. Motivar os alunos para a escrita e para a leitura, promovendo o seu contacto com recursos de suporte à produção de meios de comunicação impressa e digital. 4. Cultivar o rigor e a objetividade na escrita de textos jornalísticos. 5. Desenvolver a capacidade criativa e o espírito crítico. 6. Promover a intervenção cívica da comunidade escolar, através de artigos que problematizem a atualidade e desenvolvam uma cidadania ativa. 7. Fomentar o desenvolvimento das relações entre a instituição escolar e o meio local, incentivando a proximidade entre os diferentes intervenientes sociais, culturais e económicos da região. 8. Fortalecer os vínculos de identidade e o sentido de pertença. |