Algas marinhas e as respetivas utilidades
Designação da atividade | Algas marinhas e as respetivas utilidades |
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Escola | Escola Básica e Secundária (3ºC e Sec) |
Tipologia | Palestra |
Data de início | 17-05-2024 |
Data de término | 17-05-2024 |
Departamentos | Ciências Experimentais Expressões |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 510 - Física e Química Ciências Naturais/Biologia/Geologia Educação Física |
Outras Estruturas | Clube Ciência Viva |
Dinamizadores | Prof. Dr. Leonel Pereira |
Público-Alvo | 11º A / 11º B / 11º C / 11º D |
Breve Descrição | «Atualmente, a sociedade dos países ocidentais, ditos desenvolvidos, vive mergulhada numa ilusória abundância e diversidade alimentar. Somos impelidos para o consumo sem regras ou cuidados alimentares e para a comida rápida, rica em calorias e gorduras insaturadas. Esta, aparece como a resposta milagrosamente adequada ao ritmo frenético da vida urbana — tanto que até já adotamos a designação de comida pronta, ou “fast food” como um estilo e perceção errónea de uma realidade, em que a comida é vista meramente como doses de combustível orgânico para suprir as nossas necessidades energéticas mais imediatas. As consequências de uma alimentação deste tipo (antagónica ao tradicional “slow food”, ou comida caseira e regional, apurada com maior preceito e cuidado), onde a carência de nutrientes essenciais é evidente, traduzem-se em doenças de obesidade (e doenças colaterais, dela derivadas), bem como aquelas relacionadas com ingestão excessiva de açúcares (diabetes) e de gorduras (arteriosclerose), entre outras.» Leonel Pereira (Departamento de Ciências da Vida, MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra) |
Articulação com o Projeto Educativo | Objetivo 1 Promover o sucesso de todos os alunos, prevenir o abandono escolar e desenvolver a qualidade das aprendizagens, numa perspetiva de escola inclusiva. Objetivo 2 Desenvolver metodologias transversais que permitam integrar a diversidade de saberes. Objetivo 3 Consolidar práticas de articulação curricular que garantam a sequencialidade das aprendizagens. Objetivo 4 Aprofundar as relações entre a escola e a comunidade. Objetivo 5 Fomentar uma cultura de avaliação permanente. Objetivo 6 Consolidar uma cultura de escola em que todos os intervenientes se sintam envolvidos, estimulando parcerias e o desenvolvimento de projetos nacionais e internacionais. Objetivo 7 Formar cidadãos autónomos, solidários, sensíveis, responsáveis e interventivos que respeitem a diversidade humana e cultural. Objetivo 8 Promover a adoção de hábitos de vida saudáveis e o desenvolvimento de uma consciência de sustentabilidade. Objetivo 9 Assegurar as melhores condições de estudo e de trabalho e de desenvolvimento pessoal e profissional. |
Objetivos | Promover a saúde dos jovens, especificamente em matéria de alimentação saudável. Valorizar de algas marinhas como reservatório de lípidos saudáveis, promovendo o seu uso como alimento funcional e fonte de compostos bioativos usando uma abordagem lipidómica. Abordar as diferentes utilizações na indústria farmacêutica, na cosmética, na agricultura, na biotecnologia, na produção de biocombustíveis e na avaliação ambiental. Reconhecer a importância da preservação dos habitats marinhos como fonte de matéria-prima para a alimentação saudável. Defender a preservação dos oceanos. |