Algas marinhas e as respetivas utilidades

Designação da atividadeAlgas marinhas e as respetivas utilidades
EscolaEscola Básica e Secundária (3ºC e Sec)
TipologiaPalestra
Data de início17-05-2024
Data de término17-05-2024
DepartamentosCiências Experimentais
Expressões
Grupos de Recrutamento/Disciplinas510 - Física e Química
Ciências Naturais/Biologia/Geologia
Educação Física
Outras EstruturasClube Ciência Viva
DinamizadoresProf. Dr. Leonel Pereira
Público-Alvo11º A / 11º B / 11º C / 11º D
Breve Descrição«Atualmente, a sociedade dos países ocidentais, ditos desenvolvidos, vive mergulhada numa ilusória abundância e diversidade alimentar. Somos impelidos para o consumo sem regras ou cuidados alimentares e para a comida rápida, rica em calorias e gorduras insaturadas. Esta, aparece como a resposta milagrosamente adequada ao ritmo frenético da vida urbana — tanto que até já adotamos a designação de comida pronta, ou “fast food” como um estilo e perceção errónea de uma realidade, em que a comida é vista meramente como doses de combustível orgânico para suprir as nossas necessidades energéticas mais imediatas. As consequências de uma alimentação deste tipo (antagónica ao tradicional “slow food”, ou comida caseira e regional, apurada com maior preceito e cuidado), onde a carência de nutrientes essenciais é evidente, traduzem-se em doenças de obesidade (e doenças colaterais, dela derivadas), bem como aquelas relacionadas com ingestão excessiva de açúcares (diabetes) e de gorduras (arteriosclerose), entre outras.»
Leonel Pereira (Departamento de Ciências da Vida, MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra)
Articulação com o Projeto EducativoObjetivo 1
Promover o sucesso de todos os alunos, prevenir o abandono escolar e desenvolver a qualidade das aprendizagens, numa perspetiva de escola inclusiva.
Objetivo 2
Desenvolver metodologias transversais que permitam integrar a diversidade de saberes.
Objetivo 3
Consolidar práticas de articulação curricular que garantam a sequencialidade das aprendizagens.
Objetivo 4
Aprofundar as relações entre a escola e a comunidade.
Objetivo 5
Fomentar uma cultura de avaliação permanente.
Objetivo 6
Consolidar uma cultura de escola em que todos os intervenientes se sintam envolvidos, estimulando parcerias e o desenvolvimento de projetos nacionais e internacionais.
Objetivo 7
Formar cidadãos autónomos, solidários, sensíveis, responsáveis e interventivos que respeitem a diversidade humana e cultural.
Objetivo 8
Promover a adoção de hábitos de vida saudáveis e o desenvolvimento de uma consciência de sustentabilidade.
Objetivo 9
Assegurar as melhores condições de estudo e de trabalho e de desenvolvimento pessoal e profissional.
ObjetivosPromover a saúde dos jovens, especificamente em matéria de alimentação saudável.
Valorizar de algas marinhas como reservatório de lípidos saudáveis, promovendo o seu uso como alimento funcional e fonte de compostos bioativos usando uma abordagem lipidómica.
Abordar as diferentes utilizações na indústria farmacêutica, na cosmética, na agricultura, na biotecnologia, na produção de biocombustíveis e na avaliação ambiental.
Reconhecer a importância da preservação dos habitats marinhos como fonte de matéria-prima para a alimentação saudável.
Defender a preservação dos oceanos.