Vida a Bordo da ISS

Designação da atividadeVida a Bordo da ISS
EscolaEscola Básica e Secundária (3ºC e Sec)
TipologiaExposição
Data de início13-05-2024
Data de término17-05-2024
DepartamentosCiências Experimentais
Grupos de Recrutamento/Disciplinas510 - Física e Química
Ciências Naturais/Biologia/Geologia
Outras EstruturasClube Ciência Viva
DinamizadoresDocentes de Físico-Química do 7.º ano e de Física e Química e Biologia e Geologia do 11.º ano
Público-Alvo7º A / 7º B / 7º C / 7º D / 7º E / 7º F / 7º G / 7º H / 11º A / 11º B / 11º C
Breve DescriçãoVida a Bordo da ISS é uma exposição sobre a vida dos astronautas na Estação Espacial Internacional (ISS, do inglês, International Space Station). A exposição, constituída por onze telas , cada uma focando um tema específico da vida dos astronautas a bordo da ISS, foi produzida pela Cité de l′Espace, pelo ECSITE e pela ESA e traduzida para português pela Ciência Viva.
Para cada turma será estabelecido um horário de visita à exposição durante a aula de Físico-Química, para o 7.º ano, e Física e Química A e/ou Biologia e Geologia, incluindo a área transversal de Cidadania e Desenvolvimento, para o 11.º ano.
O(a) professor(a) acompanha a turma à Biblioteca para visitar a exposição, onde fará uma ligação aos conteúdos tratados na respetiva disciplina, nomeadamente «Conhecimento do Universo», relativamente a Físico-Química do 7.º ano, «Interações e seus efeitos» e «Forças e movimento», relativamente a Física e Química A do 11.º ano, e «Transformação e Utilização de Energia pelos Seres Vivos», relativamente a Biologia e Geologia do 11.º ano. No que concerne à área transversal de Cidadania e Desenvolvimento, estará a trabalhar-se o Tema F – Saúde, nomeadamente no que está relacionado com a alimentação saudável e atividade física.
Visualização de pequenos vídeos relacionados com a a vida a bordo da ISS.
Visualização de pequenos vídeos relativos à Missão Zero G Portugal - Astronauta por um dia.
Esta exposição é passível de ser também livremente visitada pelos alunos de outros anos de escolaridade.
Articulação com o Projeto EducativoObjetivo 1
Promover o sucesso de todos os alunos, prevenir o abandono escolar e desenvolver a qualidade das aprendizagens, numa perspetiva de escola inclusiva.
Objetivo 2
Desenvolver metodologias transversais que permitam integrar a diversidade de saberes.
Objetivo 3
Consolidar práticas de articulação curricular que garantam a sequencialidade das aprendizagens.
Objetivo 4
Aprofundar as relações entre a escola e a comunidade.
Objetivo 5
Fomentar uma cultura de avaliação permanente.
Objetivo 6
Consolidar uma cultura de escola em que todos os intervenientes se sintam envolvidos, estimulando parcerias e o desenvolvimento de projetos nacionais e internacionais.
Objetivo 7
Formar cidadãos autónomos, solidários, sensíveis, responsáveis e interventivos que respeitem a diversidade humana e cultural.
Objetivo 8
Promover a adoção de hábitos de vida saudáveis e o desenvolvimento de uma consciência de sustentabilidade.
ObjetivosComemorar o “Dia Nacional da Cultura Científica” e a “Semana da Ciência e Tecnologia”.
Contribuir para a literacia científica e tecnológica que estimulem o entusiasmo pela ciência.