Vida a Bordo da ISS
Designação da atividade | Vida a Bordo da ISS |
---|---|
Escola | Escola Básica e Secundária (3ºC e Sec) |
Tipologia | Exposição |
Data de início | 13-05-2024 |
Data de término | 17-05-2024 |
Departamentos | Ciências Experimentais |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 510 - Física e Química Ciências Naturais/Biologia/Geologia |
Outras Estruturas | Clube Ciência Viva |
Dinamizadores | Docentes de Físico-Química do 7.º ano e de Física e Química e Biologia e Geologia do 11.º ano |
Público-Alvo | 7º A / 7º B / 7º C / 7º D / 7º E / 7º F / 7º G / 7º H / 11º A / 11º B / 11º C |
Breve Descrição | Vida a Bordo da ISS é uma exposição sobre a vida dos astronautas na Estação Espacial Internacional (ISS, do inglês, International Space Station). A exposição, constituída por onze telas , cada uma focando um tema específico da vida dos astronautas a bordo da ISS, foi produzida pela Cité de l′Espace, pelo ECSITE e pela ESA e traduzida para português pela Ciência Viva. Para cada turma será estabelecido um horário de visita à exposição durante a aula de Físico-Química, para o 7.º ano, e Física e Química A e/ou Biologia e Geologia, incluindo a área transversal de Cidadania e Desenvolvimento, para o 11.º ano. O(a) professor(a) acompanha a turma à Biblioteca para visitar a exposição, onde fará uma ligação aos conteúdos tratados na respetiva disciplina, nomeadamente «Conhecimento do Universo», relativamente a Físico-Química do 7.º ano, «Interações e seus efeitos» e «Forças e movimento», relativamente a Física e Química A do 11.º ano, e «Transformação e Utilização de Energia pelos Seres Vivos», relativamente a Biologia e Geologia do 11.º ano. No que concerne à área transversal de Cidadania e Desenvolvimento, estará a trabalhar-se o Tema F – Saúde, nomeadamente no que está relacionado com a alimentação saudável e atividade física. Visualização de pequenos vídeos relacionados com a a vida a bordo da ISS. Visualização de pequenos vídeos relativos à Missão Zero G Portugal - Astronauta por um dia. Esta exposição é passível de ser também livremente visitada pelos alunos de outros anos de escolaridade. |
Articulação com o Projeto Educativo | Objetivo 1 Promover o sucesso de todos os alunos, prevenir o abandono escolar e desenvolver a qualidade das aprendizagens, numa perspetiva de escola inclusiva. Objetivo 2 Desenvolver metodologias transversais que permitam integrar a diversidade de saberes. Objetivo 3 Consolidar práticas de articulação curricular que garantam a sequencialidade das aprendizagens. Objetivo 4 Aprofundar as relações entre a escola e a comunidade. Objetivo 5 Fomentar uma cultura de avaliação permanente. Objetivo 6 Consolidar uma cultura de escola em que todos os intervenientes se sintam envolvidos, estimulando parcerias e o desenvolvimento de projetos nacionais e internacionais. Objetivo 7 Formar cidadãos autónomos, solidários, sensíveis, responsáveis e interventivos que respeitem a diversidade humana e cultural. Objetivo 8 Promover a adoção de hábitos de vida saudáveis e o desenvolvimento de uma consciência de sustentabilidade. |
Objetivos | Comemorar o “Dia Nacional da Cultura Científica” e a “Semana da Ciência e Tecnologia”. Contribuir para a literacia científica e tecnológica que estimulem o entusiasmo pela ciência. |