Mês Internacional da Biblioteca Escolar: "Biblioteca escolar: o meu lugar preferido para criar e imaginar. "
Designação da atividade | Mês Internacional da Biblioteca Escolar: "Biblioteca escolar: o meu lugar preferido para criar e imaginar. " |
---|---|
Escola | Escola Básica e Secundária (3ºC e Sec) Escola Básica e Secundária (1ºC e 2ºC) Escola Básica da Batalha - Centro Escolar |
Tipologia | Outras |
Data de início | 6-10-2023 |
Data de término | 31-10-2023 |
Departamentos | 1.º Ciclo do Ensino Básico Educação Pré-Escolar Português |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 100 - Educação Pré-Escolar 110 - 1.º ciclo do ensino básico Português |
Outras Estruturas | Biblioteca |
Dinamizadores | Professoras bibliotecárias e respetiva equipa |
Público-Alvo | Pré-escolar / 1º Ano / 2º Ano / 3º Ano / 4º Ano / 5º A / 5º B / 5º C / 5º D / 5º E / 6º A / 6º B / 6º C / 6º D / 6º E / 6º F / 6º G / 6º H / 7º A / 7º B / 7º C / 7º D / 7º E / 7º F / 7º G / 7º H / 8º A / 8º B / 8º C / 8º D / 8º E / 8º F / 8º G / 8.º H / 8.º I / 9º A / 9º B / 9º C / 9º D / 9º E / 9º F / 10º A / 10º B / 10º C / 10º D / 10º E / 10º F / 11º A / 11º B / 11º C / 11º D / 11º E / 11º F / 11º G / 12º A / 12º B / 12º C / 12º D / 12º E / 12º F / Professores / Centro Qualifica / Enc. Educação / Comunidade |
Breve Descrição | Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE), uma celebração anual das bibliotecas escolares em todo o mundo, uma oportunidade para darem a conhecer o trabalho que desenvolvem e mostrarem que não são apenas um serviço, mas um centro nevrálgico vital nas escolas. A chamada à ação é da IASL (International Association of School Librarianship). Em Portugal, o Dia da Biblioteca Escolar assinala-se na quarta segunda-feira do mês de outubro, em 2023, dia 23/10. No entanto, no A. E. Batalha essa celebração terá lugar ao longo de todo o mês de outubro, como é habitual. O mote para este ano já está lançado: "Biblioteca escolar: o meu lugar preferido para criar e imaginar." Pretendemos desenvolver as seguintes atividades : - Exposição temática e mostra bibliográfica; - Animações da Leitura sobre a temática; - Mural de escrita coletiva sobre a temática do MIBE; - Formação de utilizadores; - Sugestões de leitura; - Leituras partilhadas (no espaço da BE e nas aulas de Português) para ler, refletir e dialogar, criar e imaginar. - Elaboração de marcadores de livros; - Oficinas de escrita criativa a partir de ilustrações. - Animações de leitura das obras "O ladrão de folhas" de Alice Hemming e "O livro sem bonecos" de B.J. Novak. - Exposição "A luz dos caracóis" (em articulação com o MCCB) Nota: algumas destas atividades serão realizadas em parceria com a Biblioteca Municipal, nomeadamente a exposição temática / mostra bibliográfica e animações de leitura. |
Articulação com o Projeto Educativo | Objetivo 1 Promover o sucesso de todos os alunos, prevenir o abandono escolar e desenvolver a qualidade das aprendizagens, numa perspetiva de escola inclusiva. Objetivo 2 Desenvolver metodologias transversais que permitam integrar a diversidade de saberes. Objetivo 3 Consolidar práticas de articulação curricular que garantam a sequencialidade das aprendizagens. Objetivo 4 Aprofundar as relações entre a escola e a comunidade. Objetivo 5 Fomentar uma cultura de avaliação permanente. Objetivo 6 Consolidar uma cultura de escola em que todos os intervenientes se sintam envolvidos, estimulando parcerias e o desenvolvimento de projetos nacionais e internacionais. Objetivo 7 Formar cidadãos autónomos, solidários, sensíveis, responsáveis e interventivos que respeitem a diversidade humana e cultural. Objetivo 8 Promover a adoção de hábitos de vida saudáveis e o desenvolvimento de uma consciência de sustentabilidade. Objetivo 9 Assegurar as melhores condições de estudo e de trabalho e de desenvolvimento pessoal e profissional. |
Objetivos | - Destacar a importância das bibliotecas escolares na educação - Promover o gosto pela leitura. - Promover o relacionamento interpessoal (comunicação, diálogo, colaboração) e o valor da solidariedade. - Refletir, em grupo, sobre o tema, com recurso a diferentes fontes de informação disponíveis na biblioteca. - Proporcionar uma (ou mais) roda de alunos e parar para ler, refletir e dialogar. - Reforçar a visibilidade das bibliotecas escolares e a consciencialização acerca do seu valor nas aprendizagens - Promover o livro, a leitura e a importância da BE; - Estimular a utilização das BE nos diversos domínios e áreas de intervenção; - Promover a integração de conhecimentos, capacidades e atitudes inerentes às literacias da leitura, dos média e da informação, essenciais à aprendizagem e formação integral dos alunos, a desenvolver com a Biblioteca. -Organizar atividades que favoreçam a consciência e a sensibilização para questões de ordem cultural e social. - Estimular nos alunos o prazer de ler e o interesse pela cultura regional, nacional e universal. - Associar a leitura, os livros e a frequência da BE à ocupação lúdica dos tempos livres e a uma visão do mundo para a paz e harmonia globais. |