Laboratório Aberto 1.º CEB

Designação da atividadeLaboratório Aberto 1.º CEB
EscolaEscola Básica e Secundária (3ºC e Sec)
TipologiaOutras
Data de início20-09-2023
Data de término22-05-2024
Departamentos1.º Ciclo do Ensino Básico
Grupos de Recrutamento/Disciplinas110 - 1.º ciclo do ensino básico
Outras EstruturasClube Ciência Viva
Clube de Robótica
DinamizadoresAna Barraca, Cristina Brás, Cristina Escalhão, Idalina Carapito, Paulo Portugal e Sandra Fernandes
Público-Alvo3º Ano / 4º Ano
Breve DescriçãoAtividades desenvolvidas, idealizadas e concebidas, dentro do possível, para alunos em pequenos grupos, proporcionando a cada um deles a
possibilidade de observar, registar, medir, comparar, contar, descrever e interpretar fenómenos e conceitos.
Estas atividades serão realizadas no horário do Clube Ciência Viva, com apoio de alunos tutores do ensino secundário de ciências e tecnologias, para atividades no âmbito das ciências naturais, física e química, e com o apoio de alunos tutores do ensino secundário profissional para atividades no âmbito da programação e robótica.
Articulação com o Projeto EducativoObjetivo 1
Promover o sucesso de todos os alunos, prevenir o abandono escolar e desenvolver a qualidade das aprendizagens, numa perspetiva de escola inclusiva.
Objetivo 2
Desenvolver metodologias transversais que permitam integrar a diversidade de saberes.
Objetivo 3
Consolidar práticas de articulação curricular que garantam a sequencialidade das aprendizagens.
Objetivo 4
Aprofundar as relações entre a escola e a comunidade.
Objetivo 5
Fomentar uma cultura de avaliação permanente.
Objetivo 6
Consolidar uma cultura de escola em que todos os intervenientes se sintam envolvidos, estimulando parcerias e o desenvolvimento de projetos nacionais e internacionais.
Objetivo 7
Formar cidadãos autónomos, solidários, sensíveis, responsáveis e interventivos que respeitem a diversidade humana e cultural.
Objetivo 8
Promover a adoção de hábitos de vida saudáveis e o desenvolvimento de uma consciência de sustentabilidade.
ObjetivosProporcionar o contacto com a ciência experimental.
Despertar a curiosidade científica, motivar os alunos para compreender, interpretar e explicar alguns fenómenos naturais.
Desenvolver o espírito crítico.
Proporcionar situações de aprendizagem que favoreçam a aquisição de conhecimentos, de uma forma lúdica.