Jornadas Pedagógicas do AEB

Designação da atividadeJornadas Pedagógicas do AEB
EscolaEscola Básica e Secundária (3ºC e Sec)
Escola Básica e Secundária (1ºC e 2ºC)
Escola Básica da Batalha - Centro Escolar
Casais dos Ledos
Faniqueira
Golpilheira
Quinta do Sobrado
Rebolaria
Centro Escolar de S.Mamede
Brancas
Jardim Batalha (CE)
Jardim Casais dos Ledos
Jardim Faniqueira
Jardim Golpilheira
Jardim Quinta do Sobrado
Jardim S. Mamede (CE)
Jardim Torre
Jardim Rebolaria
Centro Escolar do Reguengo do Fétal
TipologiaFormação
Data de início7-09-2022
Data de término7-09-2022
Outras EstruturasDireção
DinamizadoresDireção e Município da Batalha
Público-AlvoProfessores
Breve DescriçãoAs Jornadas Pedagógicas do AEB apresentam dois momentos distintos.
No primeiro momento, Academias Ubuntu: contributos para um novo paradigma na Educação, é proposta uma reflexão sobre os imensos desafios que o mundo enfrenta e que exigem da Educação um novo paradigma que nos ajude a vencer estes obstáculos. A dimensão relacional que as Academias Ubuntu propõem, a partir do "Relaciono-me, logo existo", ou de outra forma, "Uma Pessoa só é Pessoa através de outras Pessoas" (conceito Ubuntu) abre-nos ao desafio de uma Educação para a Interdependência, estruturada a partir de uma ética do cuidado, pela capacidade de construir pontes e de sentido de serviço ao bem comum.
No segundo momento, Domínios de Autonomia Curricular: do(s) princípio(s) às práticas, no âmbito da implementação da autonomia e flexibilidade curricular, e de acordo com os normativos legais em vigor, os domínios de autonomia curricular assumem particular relevo como “áreas de confluência de trabalho interdisciplinar e ou de articulação curricular, desenvolvidas a partir da matriz curricular–base de uma oferta educativa e formativa, tendo por referência os documentos curriculares, em resultado do exercício de autonomia e flexibilidade, sendo, para o efeito, convocados, total ou parcialmente, os tempos destinados a componentes de currículo, áreas disciplinares e disciplinas” (Decreto-Lei n.º 55/2018). Nesta perspetiva, pretende-se criar um espaço de reflexão para capacitar os docentes para o desenvolvimento desta opção curricular prevista na legislação.
Articulação com o Projeto EducativoObjetivo 1
Promover o sucesso de todos os alunos, prevenir o abandono escolar e desenvolver a qualidade das aprendizagens, numa perspetiva de escola inclusiva.
Objetivo 3
Consolidar práticas de articulação curricular que garantam a sequencialidade das aprendizagens.
Objetivo 4
Aprofundar as relações entre a escola e a comunidade.
Objetivo 5
Fomentar uma cultura de avaliação permanente.
Objetivo 6
Consolidar uma cultura de escola em que todos os intervenientes se sintam envolvidos, estimulando parcerias e o desenvolvimento de projetos nacionais e internacionais.
Objetivo 7
Formar cidadãos autónomos, solidários, sensíveis, responsáveis e interventivos que respeitem a diversidade humana e cultural.
Objetivos Aprofundar o conceito/filosofia Ubuntu
 Contribuir para a construção de um novo paradigma na Educação
 Refletir sobre os desafios de uma Educação para a Interdependência, estruturada a partir de uma ética do cuidado, pela capacidade de construir pontes e de sentido de serviço ao bem comum.
 Promover uma cultura de diálogo e paz, aumentando a consciência das dinâmicas existentes nas relações interpessoais
 Refletir sobre a importância da implementação de Domínios de Autonomia Curricular (DAC) no contexto da legislação em vigor
 Abordar princípios para a planificação e concretização de DAC