Erasmus KA2 - Robotics; As a Tool to Prevent Bullying

Designação da atividadeErasmus KA2 - Robotics; As a Tool to Prevent Bullying
EscolaEscola Básica e Secundária (3ºC e Sec)
TipologiaProjetos
Data de início1-09-2020
Data de término30-06-2021
DepartamentosCiências Experimentais
Grupos de Recrutamento/Disciplinas550 - Informática
Outras EstruturasClube de Robótica
DinamizadoresMarco Neves e Sandra Novo
Público-Alvo10º A / 10º B / 10º C / 10º D / 10º E / 10º F / 11º A / 11º B / 11º C / 11º D / 11º E / 12º A / 12º B / 12º C / 12º D / Professores
Breve Descriçãoprojeto Erasmus KA 229, no âmbito da Robótica como uma oportunidade para combate ao Bullying. O projeto tem a duração de dois anos, com início neste ano letivo, e prevê mobilidades às escolas parceiras para debate, discussão, partilha de ideias e realização de atividades no âmbito da temática do projeto.
Os parceiros envolvidos são:
Agrupamento de Escolas da Batalha Portugal
Kuressaare Gümnaasium Estonia
Colegiul National Tudor Vladimirescu Romania
Storåskolan Sweden
OSNOVNA SOLA BREG Slovenia
Manisa Fen Lisesi Turkey
Articulação com o Projeto EducativoObjetivo 1
Promover o sucesso de todos os alunos, prevenir o abandono escolar e desenvolver a qualidade das aprendizagens, numa perspetiva de escola inclusiva.
Objetivo 2
Desenvolver metodologias transversais que permitam integrar a diversidade de saberes.
Objetivo 4
Aprofundar as relações entre a escola e a comunidade.
Objetivo 6
Consolidar uma cultura de escola em que todos os intervenientes se sintam envolvidos, estimulando parcerias e o desenvolvimento de projetos nacionais e internacionais.
Objetivo 7
Formar cidadãos autónomos, solidários, sensíveis, responsáveis e interventivos que respeitem a diversidade humana e cultural.
Objetivo 9
Assegurar as melhores condições de estudo e de trabalho e de desenvolvimento pessoal e profissional.
Objetivos-publicar a política de queixas sobre bullying em cada escola
-utilizar a robótica para aumentar ao sucesso escolar dos alunos
-utilizar a robótica para prevenir antes que a intimidação passe por culpas criminosas
-poder transferir as orientações para as escolas sobre a prevenção e resposta ao bullying
-enriquecer o perfil profissional dos professores envolvidos, ligando o mundo da escola com o mundo exterior
- desenvolver parcerias internacionais e projetar atividades de enriquecimento cultural