Gestão da Biblioteca Escolar

Designação da atividadeGestão da Biblioteca Escolar
EscolaEscola Básica e Secundária (3ºC e Sec)
Escola Básica e Secundária (1ºC e 2ºC)
Escola Básica da Batalha - Centro Escolar
TipologiaOutras
Data de início1-09-2018
Data de término30-06-2019
Outras EstruturasBiblioteca
DinamizadoresProfessoras Bibliotecárias e equipa da BE
Público-AlvoPré-escolar / 2º Ano / 3º Ano / 4º Ano / 5º A / 5º B / 5º C / 5º D / 5º E / 5º F / 6º A / 6º B / 6º C / 6º D / 6º E / 6º F / 6º G / 7º A / 7º B / 7º C / 7º D / 7º E / 7º F / 7º G / 8º A / 8º B / 8º C / 8º D / 8º E / 8º F / 8º G / 8.º H / 8.º I / 9º A / 9º B / 9º C / 9º D / 9º E / 9º F / 10º A / 10º B / 10º C / 10º D / 11º A / 11º B / 11º C / 11º D / 11º E / 12º A / 12º B / 12º C / 12º D / 12º E / Professores / Centro Qualifica / Enc. Educação / Comunidade / PND
Breve Descrição• Organização de espaços e serviços (reorganização e decoração do novo espaço da BE)
• Planeamento do funcionamento dos serviços e das atividades a dinamizar ao longo do ano letivo.
• Aquisição de fundo documental em suportes diversificados (impresso, vídeo, áudio, informático...), de acordo com as necessidades, interesses dos utentes e disponibilidade orçamental.
• Continuação do processo de selecção, organização e tratamento da documentação.
• Classificação da documentação em suporte impresso, pela CDU e por ordem alfabética do apelido do autor.
• Atualização de documentos logísticos: manual de procedimentos; regulamento interno; guiões; PNL, etc.).
• Continuação do plano de Marketing da BE.
• Exploração e utilização de recursos online e de dispositivos da WEB para produzir e difundir informação.
• Execução do Plano de Ação da BE.
• Elaboração do relatório de autoavaliação das BE, de acordo com as orientações do modelo de autoavaliação das Bibliotecas Escolares – RBE
• Planificação/Articulação com os docentes, projetos/atividades inerentes ao cumprimento dos diversos domínios implicados no funcionamento da BE.
• Participação em ações de formação.
• Candidaturas a programas específicos promovidos por diversas entidades: PNL, RBE, etc.
• Adequação permanente dos serviços às necessidades e solicitações dos utentes.
• Atualização permanente da base de dados de catalogação.
• Utilização do software específico para bibliotecas aprovado pela RBE, Bibliobase (módulo de catalogação e módulo de circulação e empréstimo).
• Avaliação periódica da colecção.
• Organização dos recursos de informação por temáticas de âmbito formativo, recreativo ou curricular.
•Participação noutros eventos que contribuam para uma melhoria da organização e gestão da BE: visita a outras Bibliotecas , caixa de sugestões ...
•Elaboração do PAA das BE, tendo em conta a análise e os dados referentes à autoavaliação efetuada nos anos anteriores, ações de melhoria propostas, relatório de melhoria e parecer do CP.
•Manutenção dos espaços on-line das BE: Moodle do Agrupamento; Blogue/Facebook das BE.
•Decoração do espaço para atividades específicas.
•Empréstimo às escolas e J.Inf. da periferia através do sistema de cestos, maletas, baú pedagógico.
•Atendimento e vigilância dos utilizadores.
•Apoio aos JI e Escolas dispersas do 1ºCEB.
•Apoio à gestão e dinamização do espaço da Biblioteca da Escola Básica da Batalha.
• Angariação de fundos:
- Cabaz de Natal; Marcadores de livros; Elaboração de pequenos brindes e lembranças alusivas ao Dia da Mãe; Dia do Pai; Dia de S. Valentim; Feira do Livro.
• Adequação dos objetivos, recursos e atividades das BE ao currículo nacional/ Metas curriculares; Projeto Educativo e projetos curriculares das turmas; plano de ação estratégico para o sucesso escolar.
• Reforço da articulação de objetivos e de trabalho com departamentos e docentes.
• Resposta da BE às necessidades da escola.
• Produção de recursos educativos digitais por área no contexto das atividades realizadas, em termos de literacia tecnológica, de informação e dos média, leitura e literacia.
• Produção de conteúdos e instrumentos de trabalho que fomentem ainda mais o acesso e uso da coleção, com recurso a meios e suportes impressos e digitais.
• Partilha de recursos documentais e de pesquisa/organização de informação relacionada com as necessidades de informação dos utilizadores no agrupamento, com outras BE e com a BM.
• Manifestação de necessidades junto dos órgãos de gestão (recursos humanos e materiais) para funcionamento das BE do agrupamento.
• Gestão dos recursos humanos (docentes e não docentes) da equipa da BE para assegurar a abertura da BE da Escola Básica da Batalha, de forma a responder de forma mais eficaz às necessidades da escola e dos utilizadores.
. Implementação do sistema de identificação de cores para daltónicos - Coloradd, quer no tratamento documental, quer na colocação da sinalética.
Articulação com o Projeto EducativoObjetivo 1
Promover o sucesso, prevenir o abandono escolar dos alunos e desenvolver a qualidade das aprendizagens.
Objetivo 2
Promover a equidade social, criando condições para a concretização da igualdade de oportunidades para todos numa escola inclusiva.
Objetivo 3
Aprofundar as relações entre a escola e a comunidade.
Objetivo 4
Fomentar uma cultura de avaliação permanente.
Objetivo 5
Consolidar uma cultura de escola.
Objetivo 6
Formar cidadãos ativos, solidários e responsáveis.
Objetivo 7
Promover a adoção de hábitos de vida saudáveis.
Objetivo 8
Assegurar as melhores condições de estudo e de trabalho e de desenvolvimento pessoal e profissional.
Objetivos• Adequar os espaços e recursos da nova Biblioteca às necessidades da escola (número de utentes, necessidades educativas / interesses...).
• Criar condições para uma efetiva utilização da Biblioteca como recurso educativo.
•Criar condições de acolhimento e um ambiente propício à fruição do espaço e ao estudo e pesquisa/uso da informação.
• Rever/reformular a integração da BE nos documentos orientadores e reguladores da vida na escola e nos projetos e planos operacionais do seu funcionamento.
• Dar continuidade ao plano de marketing que acentue e reforce o valor da BE e as possibilidades e as mais-valias que faculta.
•Enriquecer/atualizar o fundo documental das BE.
•Proceder ao planeamento de acordo com a inventariação das necessidades curriculares e dos utilizadores.
• Organizar e informatizar a coleção.
• Sensibilizar para o papel essencial das BE na vida da escola.
• Envolver a comunidade escolar no desenvolvimento da BE.
•Consolidar a importância da BE como estrutura de orientação educativa.
• Elaborar uma política formal de desenvolvimento de coleções.
• Planificar, conjunta e articuladamente com os docentes, projetos/actividades inerentes ao cumprimento dos diferentes domínios implicados no funcionamento da BE.
• Adequar a quantidade e a distribuição de recursos e de conteúdo funcional, de acordo com as necessidades identificadas.
• Aprofundar os conhecimentos pessoais (professora bibliotecária e equipa) através de formação académica ou contínua junto de instituições de ensino superior, CFAE ou de outras entidades formadoras.
• Mobilizar para a formação autónoma e não formal, recorrendo a ambientes digitais ou a contextos formativos no seio da equipa, em reuniões SABE ou noutros encontros onde participem especialistas na área.
• Apresentar candidaturas a Programas específicos.
•Adequar os computadores e equipamentos tecnológicos ao trabalho da BE e dos utilizadores na escola.
• Planear/gerir a coleção de acordo com a inventariação das necessidades curriculares e dos utilizadores da escola.
•Atualizar permanentemente a Base de Dados de Catalogação.
• Realizar avaliações periódicas da colecção, no sentido de identificar limitações nos diversos domínios.
•Detetar os pontos fracos da coleção e reforçar as áreas com carências identificadas.
• Fazer consultas aos departamentos curriculares e a docentes acerca dos fundos documentais a adquirir.
• Sugerir fontes de financiamento ao órgão de administração e gestão e solicitar uma verba anual que reforce as áreas da colecção que apresentem mais carências.
• Explorar/utilizar recursos online e incentivar o recurso de dispositivos da WEB para produzir e difundir informação.
• Promover uma atualização mais regular da difusão da informação e divulgação da coleção em linha, recorrendo a ferramentas mais inovadoras da web 2.0 que surgem a todo o momento.
• Melhorar a diversidade dos fundos documentais através da parti-lha/circulação/ empréstimo entre bibliotecas e com a BM.
• Organizar os recursos de informação por temáticas de âmbito formativo, recreativo ou curricular.
• Gerir adequadamente os recursos humanos.
• Angariar verbas para a aquisição de novos recursos para as Bibliotecas.
• Aumentar os recursos humanos em número, disponibilidade e competências de forma a potenciar ainda mais as BE como recurso educativo ao serviço de todo o Agrupamento.
• Articular com os órgãos de gestão e administração a afetação de recursos humanos (docentes e não docentes) para assegurar a abertura da BE da Escola Básica da Batalha todos os dias da semana, de forma a cobrir, pelo menos, o horário letivo e responder de forma eficaz às necessidades da escola e dos utilizadores.
• Recuperar livros estragados.
• Facilitar a pesquisa e o acesso ao fundo documental da BE.
• Alargar o âmbito de intervenção da BE.
• Adequar os objetivos, recursos e atividades da BE ao Projeto Educativo, ao Currículo Nacional e aos Planos das Turmas.
• Reforçar a articulação de objetivos e de trabalho com departa-mentos e docentes.
• Definir e implementar estratégias com vista à melhoria dos serviços prestados e ao acesso e utilização das BE do Agrupamento.
• Desenvolver uma rede de partilha de recursos documentais e de pesquisa/organização de informação relacionada com as necessidades de informação dos utilizadores no Agrupamento, com outras BE e com a BM.