Construção/Adaptação de Livros Inclusivos
Designação da atividade | Construção/Adaptação de Livros Inclusivos |
---|---|
Escola | Escola Básica da Batalha - Centro Escolar |
Tipologia | Outras |
Data de início | 1-09-2017 |
Data de término | 30-06-2018 |
Departamentos | Educação Especial |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | Educação Especial |
Outras Estruturas | Biblioteca |
Dinamizadores | Docente Cidália Silva |
Público-Alvo | 2º Ano |
Breve Descrição | A atividade consiste na adaptação e/ou criação de novas histórias com recurso à escrita simplificada e com símbolos. A composição do texto e ilustração dos livros será realizada pelo alunos da UEE. Depois de plastificados e encadernados, serão disponibilizados 3 exemplares. Em articulação com as docentes do 2º ano da Escola Básica da Batalha serão marcadas sessões de conto e apresentação dos livros, com as turmas dos alunos que frequentam a UEE. |
Articulação com o Projeto Educativo | Objetivo 2 Promover a equidade social, criando condições para a concretização da igualdade de oportunidades para todos numa escola inclusiva. Objetivo 4 Fomentar uma cultura de avaliação permanente. Objetivo 5 Consolidar uma cultura de escola. Objetivo 8 Assegurar as melhores condições de estudo e de trabalho e de desenvolvimento pessoal e profissional. |
Objetivos | - Promover o desenvolvimento de competências de leitura, nomeadamente a alunos com incapacidade ou necessidades especiais; - desenvolver a linguagem verbal, pictórica e outras, diversificando experiências de leitura e escrita, através de diferentes suportes e formatos acessíveis aos alunos com NEE; Levar a leitura a todos, estimulando a partilha de experiências e a inclusão; - Desenvolver boas práticas de promoção de leitura, tendo em conta as capacidades individuais dos alunos; -Motivar os alunos NEE para a leitura; -Promover o desenvolvimento da linguagem expressiva e compreensiva; - Fomentar o envolvimento da comunidade educativa em prol de uma escola inclusiva. |